11 - O ILUMINISMO
01. Adam Smith, em “A Riqueza das Nações” (1776), lançou os fundamentos da Economia política clássica.
Para esse autor, o crescimento da riqueza de uma nação depende
a) da intervenção do Estado na economia, estabelecendo monopólios e preços.
b) da natureza, mediante a correta utilização do solo nas atividades agrícolas e pecuárias.
c) da produtividade do trabalho, em função de seu grau de especialização.
d) da quantidade de metais preciosos e recursos minerais, acumulados com a exploração das colônias.
e) do incremento das atividades comerciais, através da criação de companhias de comércio.
Para esse autor, o crescimento da riqueza de uma nação depende
a) da intervenção do Estado na economia, estabelecendo monopólios e preços.
b) da natureza, mediante a correta utilização do solo nas atividades agrícolas e pecuárias.
c) da produtividade do trabalho, em função de seu grau de especialização.
d) da quantidade de metais preciosos e recursos minerais, acumulados com a exploração das colônias.
e) do incremento das atividades comerciais, através da criação de companhias de comércio.
02. Os pensadores franceses do século XVIII provocaram uma verdadeira revolução intelectual na história do pensamento moderno. Suas ideias caracterizaram-se pela importância que davam à razão. Rejeitavam as tradições e procuravam uma explicação racional para todas as coisas. Sobre o Iluminismo, é CORRETO afirmar que:
a) Embora o uso da razão fosse considerado indispensável, os iluministas entendiam a Igreja como uma instituição imprescindível na estruturação do mundo moderno.
b) Montesquieu, em sua obra “O Espírito das Leis”, pregava a unificação dos poderes executivo, legislativo e judiciário em um único poder, para agilizar a tomada de decisões.
d) Jean Jacques Rosseau no plano político, defendia uma sociedade ideal, baseada na justiça, igualdade e soberania do povo, como mostra em sua obra mais famosa “O Contrato Social”.
d) Seus pensadores voltaram-se unicamente para os problemas econômicos, por entenderem que a economia era a chave do processo social.
e) Os iluministas, por dizerem que as relações entre os homens são reguladas pelas leis da natureza, acreditavam que as diferenças entre os indivíduos eram também naturais.
a) Embora o uso da razão fosse considerado indispensável, os iluministas entendiam a Igreja como uma instituição imprescindível na estruturação do mundo moderno.
b) Montesquieu, em sua obra “O Espírito das Leis”, pregava a unificação dos poderes executivo, legislativo e judiciário em um único poder, para agilizar a tomada de decisões.
d) Jean Jacques Rosseau no plano político, defendia uma sociedade ideal, baseada na justiça, igualdade e soberania do povo, como mostra em sua obra mais famosa “O Contrato Social”.
d) Seus pensadores voltaram-se unicamente para os problemas econômicos, por entenderem que a economia era a chave do processo social.
e) Os iluministas, por dizerem que as relações entre os homens são reguladas pelas leis da natureza, acreditavam que as diferenças entre os indivíduos eram também naturais.
03. Jean Jacques Rosseau foi um dos ideólogos da burguesia francesa do século XVIII, cujas ideias fazem parte do patrimônio legado pelo Iluminismo. Contudo, em alguns aspectos, seu pensamento se afasta dos valores iluministas. Exemplo dessa discórdia é sua afirmação de que
a) a natureza é regida por leis passíveis de conhecimento e sua dinâmica não comporta a explicação extraterrena.
b) a religião, o governo e as instituições econômicas devem ser livres de todo artificialismo.
c) a educação é um caminho para que o mundo possa se libertar do obscurantismo e da tirania.
d) a liberdade de expressão e de opinião são garantias da plena afirmação do ser humano.
e) a ilimitada capacidade de aperfeiçoamento do homem depende principalmente dás emoções e dos sentimentos.
a) a natureza é regida por leis passíveis de conhecimento e sua dinâmica não comporta a explicação extraterrena.
b) a religião, o governo e as instituições econômicas devem ser livres de todo artificialismo.
c) a educação é um caminho para que o mundo possa se libertar do obscurantismo e da tirania.
d) a liberdade de expressão e de opinião são garantias da plena afirmação do ser humano.
e) a ilimitada capacidade de aperfeiçoamento do homem depende principalmente dás emoções e dos sentimentos.
04. “Há três tipos de governo: o republicano, o monárquico e o despótico. Para descobrir lhes a natureza, basta a ideia que deles têm os homens menos instruídos. Supondo três definições, ou antes, três fatos: um, que o governo republicano é aquele em que o povo, em bloco, ou somente uma parte do povo, detém o poder soberano; o monárquico, aquele em que um só governa, mas por leis fixas e estabelecidas; ao passo que no despótico um só, sem lei e sem regra, arrasta tudo pela sua vontade e pelos seus caprichos... A liberdade política não se encontra senão nos governos moderados... Para que se não possa abusar do poder, é preciso que, pela disposição das coisas, o poder faça parar o poder.”
O texto acima está contido na obra “O Espírito das leis”, onde Montesquieu
a) acreditava que só há liberdade política quando há leis, regras e equilíbrio entre os poderes.
b) defende o relacionamento equilibrado e harmônico entre as três formas de governo.
c) lança as bases da soberania popular para a escolha de uma das três espécies de governos.
d) justifica a liberdade política para a existência das três espécies de governos.
e) preconiza a necessidade de três espécies de governo, para que “o poder faça parar o poder”.
O texto acima está contido na obra “O Espírito das leis”, onde Montesquieu
a) acreditava que só há liberdade política quando há leis, regras e equilíbrio entre os poderes.
b) defende o relacionamento equilibrado e harmônico entre as três formas de governo.
c) lança as bases da soberania popular para a escolha de uma das três espécies de governos.
d) justifica a liberdade política para a existência das três espécies de governos.
e) preconiza a necessidade de três espécies de governo, para que “o poder faça parar o poder”.
05. O liberalismo, enquanto doutrina que serviu de substrato ideológico aos anseios da burguesia, consolidando sua força econômica frente aos entraves de origem feudal, defendia, EXCETO:
a) O direito inalienável à propriedade como instrumento capaz de assegurar os interesses burgueses e as próprias bases do capitalismo.
b) A livre iniciativa e a concorrência, considerando-as princípios básicos indispensáveis ao desenvolvimento econômico da nação.
c) Ó fim das barreiras alfandegárias e protecionistas, aplicando ao comércio internacional a teoria do livre-cambismo.
d) O total respeito às “leis naturais da economia”, cabendo aos indivíduos apenas descobri-las para melhor atuarem no mercado.
e) A Presença acentuada do Estado na economia, com o objetivo de harmonizar os interesses individuais e coletivos, gerando o progresso social.
a) O direito inalienável à propriedade como instrumento capaz de assegurar os interesses burgueses e as próprias bases do capitalismo.
b) A livre iniciativa e a concorrência, considerando-as princípios básicos indispensáveis ao desenvolvimento econômico da nação.
c) Ó fim das barreiras alfandegárias e protecionistas, aplicando ao comércio internacional a teoria do livre-cambismo.
d) O total respeito às “leis naturais da economia”, cabendo aos indivíduos apenas descobri-las para melhor atuarem no mercado.
e) A Presença acentuada do Estado na economia, com o objetivo de harmonizar os interesses individuais e coletivos, gerando o progresso social.
06. Assinale a opção que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
a) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c) Ideia do direito divino dos reis para legitimar o absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.
a) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c) Ideia do direito divino dos reis para legitimar o absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.
07. O liberalismo econômico da escola clássica, que foi profundamente marcado pela obra de Adam Smith - A riqueza das nações - e que dominou toda a Europa do século XIX, pregava:
a) a total liberdade dos contratos entre as nações, mantendo-se apenas um acordo quanto aos preços dos salários.
b) o incentivo à superpopulação como garantia de plena oferta de força de trabalho.
c) a manutenção de algumas leis de comércio e navegação para assegurar trocas efetivas.
d) a intervenção do Estado, ainda que restrita, para regulamentar o crédito e as direções dos investimentos.
e) a necessidade de se garantir a ordem natural nas atividades econômicas, prevalecendo a ideia de uma divisão harmônica do trabalho entre as nações.
a) a total liberdade dos contratos entre as nações, mantendo-se apenas um acordo quanto aos preços dos salários.
b) o incentivo à superpopulação como garantia de plena oferta de força de trabalho.
c) a manutenção de algumas leis de comércio e navegação para assegurar trocas efetivas.
d) a intervenção do Estado, ainda que restrita, para regulamentar o crédito e as direções dos investimentos.
e) a necessidade de se garantir a ordem natural nas atividades econômicas, prevalecendo a ideia de uma divisão harmônica do trabalho entre as nações.
08. Assinale a opção que apresenta a concepção de trabalho de Adam Smith.
a) A divisão do trabalho deve ser controlada pelo Estado, de forma a garantir a estabilidade na oferta de empregos.
b) A maior produtividade pressupõe a especialização do trabalho, a divisão entre vários homens daquilo que anteriormente era produzido por um só.
c) Os parasitas, aqueles que não trabalham, não podem participar e nem se beneficiar da riqueza produzida pela coletividade.
d) Uma maior colaboração entre produtores diretos garante uma maior socialização das riquezas e o Estado do Bem Estar Social.
a) A divisão do trabalho deve ser controlada pelo Estado, de forma a garantir a estabilidade na oferta de empregos.
b) A maior produtividade pressupõe a especialização do trabalho, a divisão entre vários homens daquilo que anteriormente era produzido por um só.
c) Os parasitas, aqueles que não trabalham, não podem participar e nem se beneficiar da riqueza produzida pela coletividade.
d) Uma maior colaboração entre produtores diretos garante uma maior socialização das riquezas e o Estado do Bem Estar Social.
09. - De forma bastante esquemática, podemos resumir, de maneira como se segue, três exemplos de pensamento econômico europeu:
MERCANTILISMO - propondo o entesouramento” e intervencionismo;
FISIOCRATISMO - destacando o papel da agricultura como fator básico do crescimento da renda nacional, e a defesa da ideia do trabalho como fundamento do direito de propriedade;
LIBERALISMO - identificando a riqueza como fruto do trabalho humano, e o mercado como regulador da produção.
Considerando-se estas referências podemos afirmar que:
a) as três escolas de pensamento econômico visavam tão somente justificar os interesses da burguesia no sentido de criar condições favoráveis à industrialização europeia no século XIX.
b) as três escolas de pensamento econômico comportam ideias e princípios bastantes diferenciados sobre os mecanismos de reprodução da riqueza, correspondendo historicamente a realidades distintas no que concerne ao processo de formação das burguesias europeias entre os séculos XVI e XIX.
c) as três escolas de pensamento econômico podem ser consideradas expressões de uma concepção burguesa e capitalista, sendo as duas diferenças decorrentes da diversidade das sociedades onde foram postas em prática suas ideias, respectivamente, na Inglaterra, na França e na Holanda.
d) a adoção dos princípios do Mercantilismo permitiu predomínio político dos comerciantes europeus durante os séculos XV e XVI, enquanto os princípios do Liberalismo e do Fisiocratismo embasariam as reivindicações dos grandes proprietários territoriais ao longo do século XIX.
e) apenas o Liberalismo e Fisiocratismo, ao desvendar o papel do trabalho na reprodução da riqueza das Nações lançaram as bases de uma política econômica mais preocupada com as questões de justiça social, totalmente ignoradas pelo Mercantilismo.
MERCANTILISMO - propondo o entesouramento” e intervencionismo;
FISIOCRATISMO - destacando o papel da agricultura como fator básico do crescimento da renda nacional, e a defesa da ideia do trabalho como fundamento do direito de propriedade;
LIBERALISMO - identificando a riqueza como fruto do trabalho humano, e o mercado como regulador da produção.
Considerando-se estas referências podemos afirmar que:
a) as três escolas de pensamento econômico visavam tão somente justificar os interesses da burguesia no sentido de criar condições favoráveis à industrialização europeia no século XIX.
b) as três escolas de pensamento econômico comportam ideias e princípios bastantes diferenciados sobre os mecanismos de reprodução da riqueza, correspondendo historicamente a realidades distintas no que concerne ao processo de formação das burguesias europeias entre os séculos XVI e XIX.
c) as três escolas de pensamento econômico podem ser consideradas expressões de uma concepção burguesa e capitalista, sendo as duas diferenças decorrentes da diversidade das sociedades onde foram postas em prática suas ideias, respectivamente, na Inglaterra, na França e na Holanda.
d) a adoção dos princípios do Mercantilismo permitiu predomínio político dos comerciantes europeus durante os séculos XV e XVI, enquanto os princípios do Liberalismo e do Fisiocratismo embasariam as reivindicações dos grandes proprietários territoriais ao longo do século XIX.
e) apenas o Liberalismo e Fisiocratismo, ao desvendar o papel do trabalho na reprodução da riqueza das Nações lançaram as bases de uma política econômica mais preocupada com as questões de justiça social, totalmente ignoradas pelo Mercantilismo.
10. O liberalismo, enquanto teoria da Revolução Industrial, realizou-se na prática:
a) associando-se ao despotismo esclarecido.
b) articulando-se com os senhores feudais.
c) combatendo o Estado mercantilista.
d) cooptando o Terceiro Estado.
e) vencendo o Parlamentarismo burguês.
a) associando-se ao despotismo esclarecido.
b) articulando-se com os senhores feudais.
c) combatendo o Estado mercantilista.
d) cooptando o Terceiro Estado.
e) vencendo o Parlamentarismo burguês.
11. O economista escocês Adam Smith é considerado um dos mais eminentes teóricos da Economia Clássica. Em sua obra mais célebre, Ensaio sobre a Riqueza das Nações, escrita em 1776, Smith formulou os seguintes princípios do liberalismo econômico, EXCETO:
a) A verdadeira origem da riqueza reside no trabalho visto que o valor de troca não se fundamenta na utilidade da mercadoria, e sim no tempo gasto na sua produção.
b) A economia deve ser dirigida pelo jogo livre da oferta e da procura; ou seja, as leis de mercado, agindo livremente, são capazes de regular a atividade econômica.
c) A intervenção estatal na economia deve ser abolida, cabendo ao Estado apenas atuar no sentido de garantir a ordem e criar as condições básicas ao desenvolvimento.
d) A divisão do trabalho é elemento essencial ao aumento da produtividade, na medida exata em que possibilita uma maior especialização e integração das tarefas.
e) A atividade agrícola é a única capaz de produzir algo realmente novo, sendo que a indústria e o comércio apenas transformam e transportam os produtos da terra.
a) A verdadeira origem da riqueza reside no trabalho visto que o valor de troca não se fundamenta na utilidade da mercadoria, e sim no tempo gasto na sua produção.
b) A economia deve ser dirigida pelo jogo livre da oferta e da procura; ou seja, as leis de mercado, agindo livremente, são capazes de regular a atividade econômica.
c) A intervenção estatal na economia deve ser abolida, cabendo ao Estado apenas atuar no sentido de garantir a ordem e criar as condições básicas ao desenvolvimento.
d) A divisão do trabalho é elemento essencial ao aumento da produtividade, na medida exata em que possibilita uma maior especialização e integração das tarefas.
e) A atividade agrícola é a única capaz de produzir algo realmente novo, sendo que a indústria e o comércio apenas transformam e transportam os produtos da terra.
12. As grandes revoluções (Revolução Americana, 1776; Revolução Francesa, 1789) do século XVIII refletem, em parte, algumas ideias dos filósofos da ilustração, podendo se destacar, entre outras, a que:
a) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado o qual nada mais é que a somatória do poder dos membros da sociedade.
b) procurou salientar que a sociedade industrial somente se desenvolverá a partir de minucioso planejamento econômico.
c) mostrou que, sem centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social.
d) visou a defender a tese de que apenas a federalização política é compatível com a democracia orgânica.
e) apontou a necessidade de limitar a liberdade individual, para impedir que o seu excesso degenere em anarquismo.
a) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado o qual nada mais é que a somatória do poder dos membros da sociedade.
b) procurou salientar que a sociedade industrial somente se desenvolverá a partir de minucioso planejamento econômico.
c) mostrou que, sem centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social.
d) visou a defender a tese de que apenas a federalização política é compatível com a democracia orgânica.
e) apontou a necessidade de limitar a liberdade individual, para impedir que o seu excesso degenere em anarquismo.
13. O Iluminismo, como movimento intelectual do século XVIII, representou: (A)
a) a afirmação das ideias revolucionárias da burguesia.
b) o renascer do pensamento clássico greco-romano.
c) a revolução ideológica da aristocracia.
d) a expansão do pensamento religioso.
e) o fortalecimento do Estado absolutista.
a) a afirmação das ideias revolucionárias da burguesia.
b) o renascer do pensamento clássico greco-romano.
c) a revolução ideológica da aristocracia.
d) a expansão do pensamento religioso.
e) o fortalecimento do Estado absolutista.
14. O absolutismo não resolveu os problemas de sua época. Daí o surgimento de novas ideias políticas, que ficarão conhecidas pelo nome de “Iluminismo”. Nesse movimento destacam-se vários autores, com exceção de um, que deverá ser assinalado:
a) John Locke, que se preocupou mais com os problemas da liberdade individual do que com os problemas do estabelecimento de uma nova ordem econômica e social.
b) Voltaire, autor do Dicionário filosófico e das Novelas satíricas.
c) Montesquieu, autor da famosa obra O espírito das leis.
d) Tomás de Aquino, autor da Suma teológica.
e) Rousseau, autor de O contrato social e de Discurso sobre a origem da desigualdade.
a) John Locke, que se preocupou mais com os problemas da liberdade individual do que com os problemas do estabelecimento de uma nova ordem econômica e social.
b) Voltaire, autor do Dicionário filosófico e das Novelas satíricas.
c) Montesquieu, autor da famosa obra O espírito das leis.
d) Tomás de Aquino, autor da Suma teológica.
e) Rousseau, autor de O contrato social e de Discurso sobre a origem da desigualdade.
15. O despotismo esclarecido, na segunda metade do século XVIII, resultou de uma nova concepção do papel dos chefes de Estado, que, influenciados pelos ideais da Ilustração, procuravam contribuir para o bem do povo; contudo:
a) evitavam entrar em contato com os filósofos enciclopedistas.
b) deixaram de reformar os processos de justiça, visando a abrandar as penalidades dos julgamentos.
c) negavam aos súditos qualquer participação no governo, qualquer liberdade política.
d) perseguiam os dissidentes em matéria religiosa, proibindo, totalmente, a liberdade de culto.
e) aumentaram, grandemente a autoridade dos eclesiásticos, especialmente os ligados à Companhia de Jesus.
a) evitavam entrar em contato com os filósofos enciclopedistas.
b) deixaram de reformar os processos de justiça, visando a abrandar as penalidades dos julgamentos.
c) negavam aos súditos qualquer participação no governo, qualquer liberdade política.
d) perseguiam os dissidentes em matéria religiosa, proibindo, totalmente, a liberdade de culto.
e) aumentaram, grandemente a autoridade dos eclesiásticos, especialmente os ligados à Companhia de Jesus.
16. “Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e este brado de propagou de uma extremidade a outra do mundo. Com uma das mãos, tentaram abalar o trono; com a outra quiseram derrubar os altares. Sua finalidade era modificar nas consciências as instituições civis e religiosas e, por assim dizer, a revolução de processou...”
Através destas palavras, proferidas por um advogado em 1770, podemos identificar alguns dos princípios defendidos pelo (a):
a) Movimento iluminista dos séculos XVII e XVIII, tais como a liberdade de pensamento e a rejeição ao absolutismo e à intolerância religiosa.
b) Movimento cartista inglês da primeira metade do século XIX, que propunha o sufrágio universal e o voto secreto.
c) Movimento ludita, considerado a primeira manifestação de
resistência do operariado diante da exploração do sistema capitalista.
d) Movimento dos levellers durante a Revolução Inglesa, tais como a democracia política e o fim da propriedade privada.
e) Liga Espartaquista de Rosa Luxemburgo, contrária às posições reformistas assumidas pelos revisionistas da social-democracia alemã.
Através destas palavras, proferidas por um advogado em 1770, podemos identificar alguns dos princípios defendidos pelo (a):
a) Movimento iluminista dos séculos XVII e XVIII, tais como a liberdade de pensamento e a rejeição ao absolutismo e à intolerância religiosa.
b) Movimento cartista inglês da primeira metade do século XIX, que propunha o sufrágio universal e o voto secreto.
c) Movimento ludita, considerado a primeira manifestação de
resistência do operariado diante da exploração do sistema capitalista.
d) Movimento dos levellers durante a Revolução Inglesa, tais como a democracia política e o fim da propriedade privada.
e) Liga Espartaquista de Rosa Luxemburgo, contrária às posições reformistas assumidas pelos revisionistas da social-democracia alemã.
