Ir para o conteúdo

13 - Paulinho

Pular menu
Eu sou a soma de tudo que eu vejo...
Menu
Pular menu
13 - O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
01. Os conflitos entre os colonos americanos e a Inglaterra, que desencadearam a guerra de independências dos Estados Unidos, originaram-se de divergências sobre as seguintes questões:
a) direito dos colonos de organizarem milícias; extinção da atividade agrícola no sul; criação de escolas.
b) liberdade de comércio; representação colonial no Parlamento; legalidade da cobrança de impostos.
c) direito do Parlamento de legislar sobre as colônias; importação das manufaturas inglesas; liberdade de culto.
d) imigração estrangeira; nomeação de governadores; extinção das assembleias coloniais.
e) desenvolvimento das manufaturas coloniais; sucessão ao trono inglês; pagamento da dívida da Guerra dos Sete Anos.

02. Situando-se o processo de independência das colônias inglesas da América do Norte - a chamada Revolução Americana - no quadro geral das transformações que caracterizam o “mundo ocidental” ao final do século XVIII, é possível afirmar que:
a) tal como ocorria então na Inglaterra, todas as suas 13 colônias achavam-se em pleno processo de revolução industrial.
b) a ideologia da Revolução Americana, antiescravista, dividiu as 13 colônias em torno desse ponto, tornando impossível a luta comum contra a metrópole, daí buscarem elas o auxílio francês.
c) em suas estruturas básicas, a sociedade colonial norte-americana apresentava características muito semelhantes àquelas existentes na Europa ocidental, o que revela a identidade entre a Revolução Americana e suas congêneres europeias.
d) foi no nível ideológico que mais se fez sentir a relativa identidade entre o movimento revolucionário na América e aqueles ocorridos na Europa no final do século XVIII.
e) os ideais fortemente democráticos dos colonos americanos, tal como ocorria nas burguesias europeias, constituíram o principal motivo da revolução que empreenderam contra a exploração mercantilista praticada pela Inglaterra.

03. Após a capitulação de Yorktown (1781) e tendo em vista a posição de muitos países europeus em relação às 13 colônias americanas, a Inglaterra viu-se obrigada a:
a) admitir a presença de colonos no Parlamento inglês.
b) revogar o Stam Act sobre as publicações coloniais.
c) negociar e reconhecer a independência norte-americana.
d) indenizar as vítimas dos soldados ingleses no Massacre de Boston.
e) aceitar o Quebec Act, que limitava a área do território do Canadá.

04. A Constituição dos Estados Unidos da América, promulgada em 1787, representou uma solução de compromisso entre as duas tendências da primeira democracia moderna.
Essas tendências eram:
a) o parlamentarismo e o legalismo.
b) o federalismo e o presidencialismo.
c) o unitarismo e o igualitarismo.
d) o liberalismo e o corporativismo.
e) a democracia e o sindicalismo.

05. A política dominante nas colônias inglesas na América do Norte foi marcada, dentre outros fatores:
a) pelo extermínio sistemático das tribos indígenas.
b) pelo monopólio da produção de alimentos para exportação.
c) pelo uso generalizado de mão-de-obra assalariada.
d) pela exploração em larga escala de metais preciosos.
e) pela ocupação exclusiva das regiões interioranas.

06. A chamada “Revolução” Americana começou a surgir depois que a Inglaterra adotou um conjunto de “leis proibitivas” que buscava:
a) estabelecer o soberano direito da Coroa Inglesa de governar as colônias da América.
b) evitar a bancarrota dos governos coloniais, fornecendo-lhes o usufruto de impostos e taxas.
c) solucionar a crise do sistema colonial inglês, propiciando condições de exploração de novas áreas para colonização.
d) Equilibrar as finanças inglesas, extraindo das 13 colônias da América, através da taxação, os recursos necessários, e impedir a concorrência das manufaturas da área de povoamento com os da Inglaterra.
e) Impedir a penetração dos colonos da área de povoamento, após a Guerra dos Sete Anos, na região Canadense.

07. “Estas colônias unidas são, e têm o direito a ser, Estados livres e independentes e toda ligação política entre elas e a Grã-Bretanha já está e deve estar totalmente dissolvida “. (Thomas Jefferson - Declaração de Independência, 1776). A afirmação de liberdade e independência contida no trecho acima relaciona-se:
a) Ao propósito das colônias do Norte de se separarem do Sul escravista, em função dos entraves que a organização social sulina criava ao desenvolvimento capitalista.
b) Ao interesse dos colonos norte-americanos em se alinharem com a França Revolucionária, que lhes oferecia oportunidades mais ricas e proveitosas para as trocas comerciais.
c) À reação dos colonos, sustentada nas ideias dos filósofos iluministas, contra o reforço das medidas de exploração colonial imposto pela Inglaterra.
d) Ao propósito de alcançar a autonomia política, embora preservando o monopólio comercial, que favorecia a economia das colônias do Norte.
e) À formalização de uma separação que, na verdade, já existia, como atesta a liberdade comercial que gozavam tanto as colônias do Norte quanto as do Sul.

08. A política metropolitana inglesa, no período anterior à Independência Americana, gerou inúmeros conflitos com relação aos interesses da maioria da população colonial.
Todas as alternativas apresentam resultados dessa política, EXCETO:
a) A centralização da máquina política das colônias, tentando limitar os avanços democráticos e restringir a criação de uma legislação interna.
b) A política de isolamento e escravização dos indígenas, nas áreas de mineração, como meio de impedir o acesso do branco às atividades extrativas.
c) A profunda recessão econômica, que ocasionou o aumento dos impostos e dos preços das mercadorias, prejudicando os setores médios e populares.
d) O impedimento da expansão da população rumo ao oeste, gerando uma intensa especulação com relação às terras já ocupadas.
e) O monopólio inglês, que limitava o surgimento de manufaturas e cercava as atividades comerciais.

09. A Revolução Americana exerceu um grande impacto, e seus reflexos mais importantes se fizeram sentir na época, nos próprios Estados Unidos.
Todas as alternativas apresentam reflexos dessa Revolução, EXCETO:
a) A atribuição da escolha dos governantes a eleitores oficiais, responsáveis perante o povo.
b) A Declaração de Direitos, que protege o povo da tirania por parte do governo.
c) A instalação de uma República, cujo chefe oficial é um presidente eleito.
d) A preponderância do poder judiciário sobre os poderes executivo e legislativo.
e) A promulgação de uma Constituição, que estabelece os poderes e as limitações de um governo.

10. O caráter separatista da luta entre as Treze Colônias e a Metrópole inglesa evidencia-se quando do(a)
a) convocação do Segundo Congresso Continental da Filadélfia.
b) cumprimento da Lei da Moeda.
c) petição da revogação das “Leis Intoleráveis”.
d) repúdio à Proclamação Régia de 1763.
e) reunião do Primeiro Congresso Continental da Filadélfia.

11. A Guerra dos Sete Anos influiu sobre as divergências posteriores entre as Treze Colônias inglesas e o Império Britânico. Demonstra essa influência:
a) A crença para responder, na possibilidade de uma monarquia centralizada, às suas demandas legais e constitucionais.
b) A iniciativa da Inglaterra em deixar de lado a antiga política do laissez-faire e insistir no controle efetivo das relações econômicas.
c) O fracasso da experiência de auto comando dos colonos que os levou a se sentirem inferiores perante os soldados e oficiais ingleses.
d) A necessidade dos colonos de serem protegidos contra os franceses e os espanhóis que pretendiam ampliar as suas áreas coloniais na América.
e) A negativa da Inglaterra em compartilhar parcialmente com os colonos a carga monetária gasta na defesa das colônias.

12. Apesar de terem sido colonizados tardiamente, somente no século XVII, os Estados Unidos da América foram os primeiros a conquistar sua emancipação política frente à metrópole. Resultado do aumento das contradições e tensões coloniais, a guerra de independência norte-americana inspirou movimentos semelhantes em todo o continente. Sobre esse processo, é CORRETO afirmar que:
a) Perfeitamente integradas nos objetivos mercantilistas do regime colonial, todas as colônias inglesas apresentavam o mesmo padrão de desenvolvimento econômico.
b) Após prolongadas negociações com o governo inglês, a proposta do Congresso de Filadélfia, fundada na representação colonial do Parlamento, foi concretizada.
c) Impulsionado pelas dificuldades decorrentes da Guerra dos Sete Anos (1756-1763), o governo inglês passou a sobrecarregar as colônias de impostos e taxas.
d) Aprovada a Declaração de Independência em 1776, cessaram imediatamente os conflitos, visto que a coroa britânica reconheceu a legalização do movimento.
e) Durante a guerra, os exércitos ingleses foram grandemente auxiliados por reforços vindos da França e Espanha, temerosas dos possíveis desdobramentos sobre suas próprias colônias.
Paulinho
CONTATO
Colégio Sant'Ana
Escola Estadual Dr José Gonçalves

Criado na Primavera de 2024
WebSite X5
Voltar para o conteúdo