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18 - Paulinho

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18 - EUA E EUROPA NO SÉCULO XIX
01. Em meados do século XIX, os EUA eram na verdade, dois países: o Norte e o Sul, separados por barreiras econômicas sociais e culturais, essas foram as razões básicas da Guerra de Secessão (1861 - 1865).
Eram características dos Estados Nortistas, EXCETO:
a) desenvolvimento industrial.
b) ideal federalista.
c) sociedade liberal.
d) sociedade mais urbana.
e) pretensão do livre-cambismo.

02. Nos EUA, no século XIX, existiu profunda divergência entre os estados do Norte e do Sul. São características definidoras dos primeiros, EXCETO:
a) Favorecimento das tarifas protecionistas.
b) Interesse voltado para o mercado externo.
c) Política industrializante.
d) Burguesia como classe influente.
e) Predomínio da vida urbana.

03. A política do Big Stick, inaugurada no governo do presidente Theodore Roosevelt, tinha como objetivo
a) criar obstáculos ao avanço do predomínio japonês no Pacífico.
b) prestar apoio militar norte-americano à dominação europeia na África.
c) frear o avanço das ideias socialistas entre o operariado norte-americano.
d) garantir a expansão imperialista dos EUA sobre a América Latina.
e) consolidar a hegemonia norte-americana no cenário internacional.

04 – (ITAÚNA) – Após o reconhecimento da independência dos Estados Unidos em 1783, a jovem nação Norte-americana conheceu um contínuo crescimento econômico e demográfico, aliado a um rápido processo de expansão territorial. Como resultado dessa situação, as contradições tomaram-se mais visíveis no seio dessa sociedade, acirrando os ânimos e pondo em evidência as diferenças entre o norte e o sul. Sobre a Guerra de Secessão (1861-65), é correto afirmar, EXCETO:
a) Os estados do norte eram favoráveis à adoção de uma política protecionista, mantendo elevadas as tarifas alfandegárias como instrumento de defesa de suas indústrias.
b) Apesar da guerra, a escravidão foi oficialmente mantida em vários estados, somente sendo abolida após longas campanhas de mobilização popular.
c) O ponto central das divergências dizia respeito à questão da escravidão, base da produção algodoeira do sul e entrave ao avanço do capitalismo do norte.
d) A vitória de Abraham Lincoln, que se tomara abolicionista, nas eleições presidenciais em 1860, aumentou a tensão entre yankess e sulistas.
e) Após o término da guerra, com a vitória do norte, o sul ficou arrasado e a economia nacional totalmente desorganizada.

05 – (UFMG-01/97B) – Todas as alternativas apresentam aspectos da expansão da fronteira norte-americana, na segunda metade do século XIX, EXCETO
a) Desenvolvimento da indústria têxtil e metalúrgica na costa do Pacífico.
b) Dizimação dos indígenas e confinamento das comunidades remanescentes.
c) Expansão das ferrovias ligando o Vale do Mississipi ao Oeste.
d) Exploração de ouro, prata e outros minerais em várias regiões do Oeste.

06 – (UFMG-01/98) – Observe a gravura.
A Independência dos Estados Unidos.
A inscrição no pedestal diz:
“A América e os mares te reconhecem, ó Luís [XVI], como seu libertador”.
Todas as afirmativas explicam por quê, em uma gravura de época que exalta a Independência  Americana, Luís XVI aparece ao lado de Benjamin Franklin e George Washington, EXCETO
a) A França, a fim de contrariar os interesses ingleses na região, forneceu ajuda ao exército americano em armamentos e tropas.
b) A França foi a primeira nação europeia a reconhecer a nação americana e articular os termos do tratado de paz com a Inglaterra.
c) Os espanhóis, com apoio da França, se uniram ao exército americano, e a liberdade de navegação dos mares ficou assegurada.
d) A França, em respeito à Declaração dos Direitos do Homem, apoiou a luta de libertação dos escravos no contexto da Independência Americana.

07 – Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu XIII Emenda que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas
a) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.
b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam;
c) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos;
d) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte;

08. Todas as alternativas apresentam aspectos da expansão da fronteira norte-americana, na segunda metade do século XIX, EXCETO
a) desenvolvimento da indústria têxtil e metalúrgica na costa do Pacífico;
b) dizimação dos indígenas e confinamento das comunidades remanescentes;
c) expansão das ferrovias ligando o Vale do Mississipi ao Oeste;
d) exploração de ouro, prata e outros minerais em várias regiões do Oeste.

09. Todas as alternativas contém razões econômicas responsáveis pela eclosão da Guerra Civil Americana, EXCETO:
a) a disputa entre as ideias protecionistas do Norte e o livre cambismo proposta pelo Sul;
b) o aguçamento das contradições gerado pela conquista do Oeste, quando surgiram novos estados;
c) o desequilíbrio da balança comercial americana provocado pela crise no sistema de transportes de mercadorias do Norte para o Sul;
d) o grande obstáculo à ampliação do mercado consumidor representado pela permanência da estrutura escravista;
e) os profundos contrastes econômicos entre o norte industrial e o sul agro-exportador.

10. A nacionalidade é o que justifica ou o que postula a existência de uma nação. Uma nacionalidade é um grupo humano que deseja a formar uma nação ou fundir-se, por motivos de afinidade, com uma nação já existente. (Henri Berr)
Foram características dos diversos nacionalismos europeus, no século XIX:
a) Busca da identidade histórica e aspiração a um estado nacional.
b) Defesa da unidade linguística e lutas sociais do operário.
c) Estímulo às tradições e forma de governo republicana.
d) Expansão industrial e imperialismo colonial.

11 – (UFMG) – No período compreendido entre o Congresso de Viena e a Primeira Guerra Mundial a Europa experimentou relativa estabilidade. A  única guerra que ocorreram nesse continente  estavam ligadas aos processos de unificação italiana e alemã.
Assinale a alternativa que melhor identifica o nacionalismo que inspirou esses conflitos.
a) A ideia de expansão das nações europeias como meio de tornar os países sul-americanos e africanos mais modernos.
b) A ideia de que cada nação deveria ser um Estado independente e de que a nacionalidade estava associada à identidade de língua, religião, etnia e cultura.
c) O estabelecimento de novas nações que tinham como princípio definidor dos seus limites as atividades agromercantis por elas desenvolvidas.
d) O principio de que as nações deviam ser criadas a partir da identidade racial sendo, assim, preservadas as raízes culturais comuns entre os súditos.

12. A unificação da Alemanha (1870) decorreu:
a) do grande desenvolvimento econômico social dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia austríaca na Europa Continental;
b) do grande desenvolvimento econômico e social dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia francesa na Europa Continental;
c) nas disputas sociais entre a burguesia e militares nos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia russa na Europa Continental;
d) do grande desenvolvimento militar dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia da III República Francesa na Europa Continental;
e) do grande desenvolvimento econômico e social dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia da Itália na Europa Continental.

13 – “Fizemos a Itália, agora temos de fazer os italianos”.
“Ao invés de a Prússia se fundir na Alemanha, a Alemanha se fundiu na Prússia”.
Estas frases, sobre as unificações italiana e alemã,
a) aludem às diferenças que as marcaram, pois, enquanto a alemã foi feita em benefício da Prússia, a italiana, como demonstra a escolha de Roma para capital, contemplou todas as regiões;
b) apontam para as suas semelhanças, isto é, para o caráter autoritário e incompleto de ambas, decorrentes do passado fascista, no caso italiano, e nazista, no alemão;
c) chamam a atenção para o caráter unilateral e autoritário das duas unificações, impostas pelo Piemonte, na Itália, e pela Prússia, na Alemanha;
d) escondem suas naturezas contrastantes, pois a alemã foi autoritária e aristocrática e a italiana foi democrática e popular;
e) tratam da unificação da Itália e da Alemanha, mas nada sugerem quanto ao caráter impositivo do processo liderado por Cavour, na Itália, e por Bismarck, na Alemanha.
Paulinho
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