25 - A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
01. A participação nazista na Guerra Civil Espanhola teve especial significado para a conjuntura de pré-guerra, pois que:
a) Hitler passou a controlar a passagem por Gibraltar com exclusividade;
b) a Alemanha passou a exercer controle sobre a Espanha;
c) a Alemanha precisou comprovar sua superioridade sobre os fascistas porque os temia
d) Hitler usou a Espanha como laboratório de testes de armas e de táticas novas:
e) com a conquista da Espanha abria-se nova frente contra a França.
a) Hitler passou a controlar a passagem por Gibraltar com exclusividade;
b) a Alemanha passou a exercer controle sobre a Espanha;
c) a Alemanha precisou comprovar sua superioridade sobre os fascistas porque os temia
d) Hitler usou a Espanha como laboratório de testes de armas e de táticas novas:
e) com a conquista da Espanha abria-se nova frente contra a França.
02.
“Aquele dia fatal, 26 de abril, era dia de mercado e a cidade estava cheia de gente. Em Guernica havia milhares de camponeses de toda a vizinhança, numa atmosfera de camaradagem basca, e ninguém suspeitaria que uma tragédia aproximava.
Pouco depois das 4 da tarde, aviões jogaram nove bombas no centro da cidade. Procurávamos os feridos, quando mais aviões surgiram, jogando todo tipo de bombas incendiárias e explosivos.
As feras que pilotavam tais aviões, logo que avistavam nas ruas ou fora da cidade uma figura humana, focalizavam nela suas metralhadoras, semeando terror e morte, entre mulheres, crianças e velhos. Tal foi a tragédia de Guernica cuja verdade eu, prefeito da cidade, afirmo diante do mundo inteiro”...(Declaração do prefeito de Guernica ao povo espanhol In: História do Século XX, S. Paulo, Abril, 1974. pág. 1942)
A destruição da cidade basca de Guernica foi efetuada por:
a) aviões espanhóis, com o objetivo de sufocar revoltas dos separatistas bascos.
b) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.
c) forças do exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial.
d) voluntários de todo o mundo, interessados em destruir a influência fascista na região.
e) republicanos e socialistas espanhóis, apoiados pela URSS, durante a Segunda Guerra Mundial.
“Aquele dia fatal, 26 de abril, era dia de mercado e a cidade estava cheia de gente. Em Guernica havia milhares de camponeses de toda a vizinhança, numa atmosfera de camaradagem basca, e ninguém suspeitaria que uma tragédia aproximava.
Pouco depois das 4 da tarde, aviões jogaram nove bombas no centro da cidade. Procurávamos os feridos, quando mais aviões surgiram, jogando todo tipo de bombas incendiárias e explosivos.
As feras que pilotavam tais aviões, logo que avistavam nas ruas ou fora da cidade uma figura humana, focalizavam nela suas metralhadoras, semeando terror e morte, entre mulheres, crianças e velhos. Tal foi a tragédia de Guernica cuja verdade eu, prefeito da cidade, afirmo diante do mundo inteiro”...(Declaração do prefeito de Guernica ao povo espanhol In: História do Século XX, S. Paulo, Abril, 1974. pág. 1942)
A destruição da cidade basca de Guernica foi efetuada por:
a) aviões espanhóis, com o objetivo de sufocar revoltas dos separatistas bascos.
b) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.
c) forças do exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial.
d) voluntários de todo o mundo, interessados em destruir a influência fascista na região.
e) republicanos e socialistas espanhóis, apoiados pela URSS, durante a Segunda Guerra Mundial.
03. Com a Segunda Guerra Mundial, os EUA saíram efetivamente da crise em que se encontravam envolvidos desde 1929 porque, EXCETO:
a) mesmo durante a Guerra, sua economia prosperou vertiginosamente, dinamizando suas relações comerciais com países que combatiam o EIXO.
b) as fábricas para fins de produção bélica, com o fim do conflito, tornaram-se produtoras de bens de consumo, elevando as exportações.
c) a prosperidade e o padrão de vida superaram em muito aos dos países europeus, apesar de persistir a marginalização de uma parcela significativa da população.
d) novas tecnologias apropriadas dos japoneses, derrotados no conflito, vão ser utilizadas na produção de eletrodomésticos, alimentos congelados e computadores.
e) os operários, interessados na elevação de seus salários e em melhores condições de vida, apoiavam as políticas econômicas do governo.
a) mesmo durante a Guerra, sua economia prosperou vertiginosamente, dinamizando suas relações comerciais com países que combatiam o EIXO.
b) as fábricas para fins de produção bélica, com o fim do conflito, tornaram-se produtoras de bens de consumo, elevando as exportações.
c) a prosperidade e o padrão de vida superaram em muito aos dos países europeus, apesar de persistir a marginalização de uma parcela significativa da população.
d) novas tecnologias apropriadas dos japoneses, derrotados no conflito, vão ser utilizadas na produção de eletrodomésticos, alimentos congelados e computadores.
e) os operários, interessados na elevação de seus salários e em melhores condições de vida, apoiavam as políticas econômicas do governo.
04. O fato que, concretamente. deu início à Segunda Guerra Mundial foi:
a) o assassínio do Arquiduque Francisco Ferdinando:
b) a invasão da Bélgica.
c) a Conferência de Londres
d) a abertura dos estreitos do Mar Negro ao Mediterrâneo;
e) invasão da Polônia.
a) o assassínio do Arquiduque Francisco Ferdinando:
b) a invasão da Bélgica.
c) a Conferência de Londres
d) a abertura dos estreitos do Mar Negro ao Mediterrâneo;
e) invasão da Polônia.
05. O Anschluss, ocorrido a 11 de março de 1938. na expansão territorial da Alemanha nazista significou:
a) o acordo celebrado pelo Conde Ciano para a formação do eixo Roma-Berlim;
b) anexação do território da Áustria à Alemanha.
c) a ocupação da Boêmia e Moravia por tropas alemãs nazistas;
d) a colaboração da Alemanha contra a luta republicana da Espanha;
e) a divisão do mundo em zonas de influência concretizada no Acordo Ribbentrop-Molotov.
a) o acordo celebrado pelo Conde Ciano para a formação do eixo Roma-Berlim;
b) anexação do território da Áustria à Alemanha.
c) a ocupação da Boêmia e Moravia por tropas alemãs nazistas;
d) a colaboração da Alemanha contra a luta republicana da Espanha;
e) a divisão do mundo em zonas de influência concretizada no Acordo Ribbentrop-Molotov.
06. O Pacto Germano-Soviético (23 de agosto de 1939) teve larga repercussão e diversas implicações políticas inclusive mostrou a inevitabilidade da Segunda Guerra Mundial. Segundo o mesmo, a União Soviética:
a) devolveria à Romênia o território da Bessarábia;
b) renunciaria aos territórios dos Estados Bálticos;
c) concordaria com o desaparecimento da Finlândia;
d) desmembraria de seu território a Prússia Ocidental;
e) anexaria ao seu território parte considerável da Polônia.
a) devolveria à Romênia o território da Bessarábia;
b) renunciaria aos territórios dos Estados Bálticos;
c) concordaria com o desaparecimento da Finlândia;
d) desmembraria de seu território a Prússia Ocidental;
e) anexaria ao seu território parte considerável da Polônia.
07. O desenho abaixo do cartunista norte-americano Clifford Berryman satiriza o pacto de não agressão assinado entre soviéticos e alemães, em 23 de agosto de 1939.

A legenda diz:
“Adivinhe quanto tempo vai durar a lua-de-mel?”
A partir da análise dessa charge, é possível perceber:
a) a fragilidade militar alemã, incapaz de bancar sozinha um conflito com os aliados, sendo necessário submeter-se aos interesses soviéticos.
b) a precariedade do acordo firmado entre a URSS e a Alemanha nazista,; tendo em vista o antagonismo ideológico desses dois regimes:
c) o desejo comum desses dois países, no sentido de bloquear o avanço do imperialismo norte-americano nos países do leste europeu.
d) as manobras diplomáticas realizadas por esses dois países, no sentido de preservar o equilíbrio de poder na Europa e evitar a eclosão de uma guerra.
e) o empenho soviético e alemão no que diz respeito à formação de um escudo de defesa capaz de neutralizar as agressões contra ambos os países.
“Adivinhe quanto tempo vai durar a lua-de-mel?”
A partir da análise dessa charge, é possível perceber:
a) a fragilidade militar alemã, incapaz de bancar sozinha um conflito com os aliados, sendo necessário submeter-se aos interesses soviéticos.
b) a precariedade do acordo firmado entre a URSS e a Alemanha nazista,; tendo em vista o antagonismo ideológico desses dois regimes:
c) o desejo comum desses dois países, no sentido de bloquear o avanço do imperialismo norte-americano nos países do leste europeu.
d) as manobras diplomáticas realizadas por esses dois países, no sentido de preservar o equilíbrio de poder na Europa e evitar a eclosão de uma guerra.
e) o empenho soviético e alemão no que diz respeito à formação de um escudo de defesa capaz de neutralizar as agressões contra ambos os países.
08.
"... A pergunta sobre quem ou o que causou a Segunda Guerra Mundial pode ser respondida em duas palavras: Adolf Hitler”. Extraído de Eric Hobsbawn, A Era dos Extremos
A análise da frase acima leva-nos a concluir que a afirmativa:
A) apresenta apenas uma parte da realidade histórica do período entre guerras e, nesse sentido, ela contém uma meia verdade histórica.
B) é inteiramente verdadeira, pois a Alemanha foi o país mais agressivo no período entre guerras.
C) apresenta um exagero histórico, pois na realidade faltou diplomacia inglesa e francesa para lidar com o ímpeto anexionista da Alemanha.
D) não tem uma base histórica muito concreta, pois omite o expansionismo da Rússia, rival da Alemanha.
A) apresenta apenas uma parte da realidade histórica do período entre guerras e, nesse sentido, ela contém uma meia verdade histórica.
B) é inteiramente verdadeira, pois a Alemanha foi o país mais agressivo no período entre guerras.
C) apresenta um exagero histórico, pois na realidade faltou diplomacia inglesa e francesa para lidar com o ímpeto anexionista da Alemanha.
D) não tem uma base histórica muito concreta, pois omite o expansionismo da Rússia, rival da Alemanha.
09. Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. os EUA lançaram sobre as cidades de Hiroxima e Nagasaki. as primeiras bombas atômicas da história da humanidade.
Todas as alternativas apresentam motivos que levaram ao lançamento das bombas. EXCETO
a) Intimidar a URSS, que iniciava seu programa nuclear.
b) pôr fim à II Guerra Mundial o mais rápido possível.
c) Provocar a rendição da Alemanha na frente europeia da guerra.
d) Salvar a vida de milhares de soldados americanos.
Todas as alternativas apresentam motivos que levaram ao lançamento das bombas. EXCETO
a) Intimidar a URSS, que iniciava seu programa nuclear.
b) pôr fim à II Guerra Mundial o mais rápido possível.
c) Provocar a rendição da Alemanha na frente europeia da guerra.
d) Salvar a vida de milhares de soldados americanos.
10. Sobre a geopolítica na conjuntura imediatamente pós Segunda Guerra. pode-se afirmar que
a) as áreas que não se envolveram, diretamente, no conflito conseguiram alcançar um amplo desenvolvimento econômico baseado em uma política de exportação.
b) as diversas formas de dominação colonial e de exploração que caracterizavam, historicamente, as relações entre o centro e a periferia foram mantidas.
c) os países aliados estabeleceram uma política de arrasamento dos países vencidos inviabilizando o crescimento mundial durante décadas.
d) os países vencidos se agruparam tornando o bloco dos não-alinhados viabilizando, assim, sua recuperação uma vez que não foram levados em consideração pelos vencedores.
a) as áreas que não se envolveram, diretamente, no conflito conseguiram alcançar um amplo desenvolvimento econômico baseado em uma política de exportação.
b) as diversas formas de dominação colonial e de exploração que caracterizavam, historicamente, as relações entre o centro e a periferia foram mantidas.
c) os países aliados estabeleceram uma política de arrasamento dos países vencidos inviabilizando o crescimento mundial durante décadas.
d) os países vencidos se agruparam tornando o bloco dos não-alinhados viabilizando, assim, sua recuperação uma vez que não foram levados em consideração pelos vencedores.
11. Após a Segunda Grande Guerra, o mundo nunca mais foi o mesmo, pelos motivos abaixo, EXCETO:
a) o “american way of life'' se torna produto de exportação dos EUA para sustentar o seu domínio.
b) o mito da raça superior é sepultado apos o triste fim do império nazista idealizador por Hitler.
c) os países europeus enfraquecidos abrem mão da política Imperialista iniciada no século XIX.
d) a presença da URSS no bloco dos vencedores facilita sua expansão para o mundo asiático.
e) a população civil desenvolve uma forte oposição a políticas armamentistas e a governos militaristas.
a) o “american way of life'' se torna produto de exportação dos EUA para sustentar o seu domínio.
b) o mito da raça superior é sepultado apos o triste fim do império nazista idealizador por Hitler.
c) os países europeus enfraquecidos abrem mão da política Imperialista iniciada no século XIX.
d) a presença da URSS no bloco dos vencedores facilita sua expansão para o mundo asiático.
e) a população civil desenvolve uma forte oposição a políticas armamentistas e a governos militaristas.
12. Indique, entre as alternativas abaixo, qual delas ordena corretamente a sequência do processo histórico:
a) Liberalismo burguês - crise do sistema feudal - Revolução francesa - formação dos estados nacionais.
b) Iluminismo - feudalismo - revoluções burguesas na França - expansão ultramarina.
c) Iluminismo - absolutismo monárquico - capitalismo industrial - colonização do Novo-Mundo.
d) Renascimento - capitalismo industrial - constituição das monarquias nacionais, mercantilismo.
e) Mercantilismo - revolução burguesa liberal - capitalismo monopolista - totalitarismo.
a) Liberalismo burguês - crise do sistema feudal - Revolução francesa - formação dos estados nacionais.
b) Iluminismo - feudalismo - revoluções burguesas na França - expansão ultramarina.
c) Iluminismo - absolutismo monárquico - capitalismo industrial - colonização do Novo-Mundo.
d) Renascimento - capitalismo industrial - constituição das monarquias nacionais, mercantilismo.
e) Mercantilismo - revolução burguesa liberal - capitalismo monopolista - totalitarismo.
13. Em relação às guerras mundiais de 1914-1918 e 1939-1945 a afirmação ERRADA é:
a) As duas guerras mundiais, envolvendo povos extra europeus desenvolveram a consciência nacional dos mesmos, influenciando no processo de descolonização afro-asiática.
b) A bipolarização do poder mundial, que colocou em confronto os Estados Unidos e a URSS é identificável a partir do período entre guerras.
c) A Paz de Versalhes substituiu os problemas de equilíbrio do poder existentes na Europa pós napoleônica, por novos problemas da mesma natureza, ao se utilizar do “princípio das compensações”.
d) O questionamento dos postulados liberais do capitalismo do século XIX foi intensificado a partir do conflito 1914-1918, que criou condições para o exercício do intervencionismo estatal.
e) O imperialismo e o nacionalismo encontram-se nas origens do conflito de 1939-1945, pois o primeiro intensificou as tensões mundiais, devido à disputa por “áreas de influência” e o segundo favoreceu a formação dos regimes totalitários fascistas.
a) As duas guerras mundiais, envolvendo povos extra europeus desenvolveram a consciência nacional dos mesmos, influenciando no processo de descolonização afro-asiática.
b) A bipolarização do poder mundial, que colocou em confronto os Estados Unidos e a URSS é identificável a partir do período entre guerras.
c) A Paz de Versalhes substituiu os problemas de equilíbrio do poder existentes na Europa pós napoleônica, por novos problemas da mesma natureza, ao se utilizar do “princípio das compensações”.
d) O questionamento dos postulados liberais do capitalismo do século XIX foi intensificado a partir do conflito 1914-1918, que criou condições para o exercício do intervencionismo estatal.
e) O imperialismo e o nacionalismo encontram-se nas origens do conflito de 1939-1945, pois o primeiro intensificou as tensões mundiais, devido à disputa por “áreas de influência” e o segundo favoreceu a formação dos regimes totalitários fascistas.
14. Instruções: Examine o seguinte mapa com atenção.
Esta questão deve ser respondida de acordo com as informações que ele contém.
Esta questão deve ser respondida de acordo com as informações que ele contém.

O mapa acima retrata a situação territorial da Alemanha:
a) antes de sua unificação territorial em 1970.
b) no período de 1870-1914.
c) logo antes da Primeira Guerra Mundial.
d) no período entre guerras (1919-1939).
e) logo após a Segunda Guerra Mundial.
a) antes de sua unificação territorial em 1970.
b) no período de 1870-1914.
c) logo antes da Primeira Guerra Mundial.
d) no período entre guerras (1919-1939).
e) logo após a Segunda Guerra Mundial.
15. A Segunda Guerra Mundial tem reflexos na ordem social, política e econômica do mundo contemporâneo. Assinala-se como importante modificação social:
a) Ruína do totalitarismo de direita.
b) Ampliação do direito de voto.
c) Declínio do colonialismo.
d) Expansão do esquerdismo na Europa.
e) Ascensão da mulher.
a) Ruína do totalitarismo de direita.
b) Ampliação do direito de voto.
c) Declínio do colonialismo.
d) Expansão do esquerdismo na Europa.
e) Ascensão da mulher.
Responda às questões 16 e 17, de acordo com o seguinte:
a) se apenas as respostas I e II forem corretas;
b) se apenas as respostas I e III forem corretas;
c) se apenas as respostas II e III forem corretas;
d) se todas as proposições forem corretas;
e) se todas proposições forem falsas.
a) se apenas as respostas I e II forem corretas;
b) se apenas as respostas I e III forem corretas;
c) se apenas as respostas II e III forem corretas;
d) se todas as proposições forem corretas;
e) se todas proposições forem falsas.
16.
I- Após a guerra civil entre Brancos e Vermelhos na Rússia, Lênin substituiu o comunismo de guerra pela N.E.P. na qual fazia algumas concessões capitalistas.
II - A “Questão Romana”, entre a Igreja e o Estado italiano, ampliou-se no período fascista de Mussolini, devido aos Acordos de Latrão.
III - O programa político nazista de Hitler prometia a anulação do tratado de Versalhes, trabalho para todos e realizações sociais.
II - A “Questão Romana”, entre a Igreja e o Estado italiano, ampliou-se no período fascista de Mussolini, devido aos Acordos de Latrão.
III - O programa político nazista de Hitler prometia a anulação do tratado de Versalhes, trabalho para todos e realizações sociais.
17.
I - O imperialismo e o nacionalismo europeus do século XIX foram as causas básicas da Primeira Guerra Mundial.
II - O primeiro, segundo e terceiro sistema bismarkiano deram origem à Tríplice Entente e à divisão europeia.
III - Em abril de 1919, foi criada a S.D.N. como órgão mantenedor da paz que, entretanto, foi impotente em casos como a invasão da Manchúria pelos japoneses e da Etiópia pelos italianos.
II - O primeiro, segundo e terceiro sistema bismarkiano deram origem à Tríplice Entente e à divisão europeia.
III - Em abril de 1919, foi criada a S.D.N. como órgão mantenedor da paz que, entretanto, foi impotente em casos como a invasão da Manchúria pelos japoneses e da Etiópia pelos italianos.
18. “Sei como a nação ama seu Fürher, por isso bebo à sua saúde.” (Joseph Stalin - 24/08/1939) Essas palavras foram proferidas durante a comemoração pela assinatura do Pacto de Não-Agressão Germano-Soviético. Todas as alternativas apresentam consequências desse pacto, EXCETO:
a) A construção do Muro de Berlim, separando os países capitalistas dos países socialistas.
b) A divisão do território polonês entre a Alemanha e a URSS.
c) A existência de um Protocolo Secreto que estabeleceu Zonas de Influências e de Interesse para os dois países.
d) A pretensão da Alemanha de evitar o risco de uma guerra em duas frentes simultâneas.
e) A tentativa da URSS de se manter neutra no conflito mundial que se aproximava.
a) A construção do Muro de Berlim, separando os países capitalistas dos países socialistas.
b) A divisão do território polonês entre a Alemanha e a URSS.
c) A existência de um Protocolo Secreto que estabeleceu Zonas de Influências e de Interesse para os dois países.
d) A pretensão da Alemanha de evitar o risco de uma guerra em duas frentes simultâneas.
e) A tentativa da URSS de se manter neutra no conflito mundial que se aproximava.
19. Observe o mapa abaixo:

O mapa refere-se:
a) ao Bloqueio de Berlim, que se constituiu num dos episódios da Guerra Fria
b) à divisão da Alemanha, com a construção do muro de Berlim
c) à divisão da Alemanha entre as nações vencedoras da Segunda Guerra Mundial
d) à recente situação da Alemanha, após a queda do muro de Berlim

O mapa refere-se:
a) ao Bloqueio de Berlim, que se constituiu num dos episódios da Guerra Fria
b) à divisão da Alemanha, com a construção do muro de Berlim
c) à divisão da Alemanha entre as nações vencedoras da Segunda Guerra Mundial
d) à recente situação da Alemanha, após a queda do muro de Berlim
20. Todos os fatos explicam a recuperação da Europa após a Segunda Guerra Mundial, EXCETO:
A) Intervenção direta do governo na economia, com a nacionalização das fontes de energia, minas de carvão, etc.
B) Atuação de governos autoritários que procuraram eliminar os partidos de esquerda em consequência da Guerra Fria
C) Busca de uma unificação econômica, pondo fim às barreiras econômicas.
D) Ajuda econômica norte-americana através do Plano Marshall
A) Intervenção direta do governo na economia, com a nacionalização das fontes de energia, minas de carvão, etc.
B) Atuação de governos autoritários que procuraram eliminar os partidos de esquerda em consequência da Guerra Fria
C) Busca de uma unificação econômica, pondo fim às barreiras econômicas.
D) Ajuda econômica norte-americana através do Plano Marshall
