Ir para o conteúdo

26 - Paulinho

Pular menu
Eu sou a soma de tudo que eu vejo...
Menu
Pular menu
26 - ERA VARGAS
01. (UFMG) A alternativa em que se caracteriza o Estado Novo é:
a) ditadura instaurada por Getúlio Vargas, de feições corporativas.
b) período da História do Brasil iniciado com a abertura do governo Figueiredo.
c) período iniciado com o processo de redemocratização.
d) plano de governo de Juscelino Kubitschek, que deliberava a construção de Brasília.
e) regime de governo inaugurado após a Revolução de 30.

02. (FUVEST-SP) O governo de Getúlio Vargas, durante o qual foi instituído o Estado Novo, terminou em outubro de 1945 por:
a) fim do mandato.
b) renúncia.
c) morte natural.
d) deposição por golpe militar.
e) suicídio.

03. (USP-SP) A respeito da atuação do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial é correto afirmar:
a) O governo brasileiro recebeu dos Estados Unidos ajuda técnica e financeira para a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda.
b) O governo brasileiro, mesmo com a eclosão do conflito, continuou mantendo relações apenas com os aliados.
c) O governo brasileiro recusou-se a enviar, em 1939, para qualquer região do território europeu, homens da Força Expedicionária Brasileira.
d) Nas Conferências Pan-Americanas de 1939, 1940 e 1942 os brasileiros desvincularam-se da “política da boa vizinhança” de Franklin Roosevelt.
e) A ditadura de Vargas favoreceu as relações com a Alemanha após a Conferência do Rio de Janeiro, em 1942.

04. (Vunesp-SP) O início da implantação da indústria de base liga-se à política nacionalista da era Vargas. As dificuldades externas, devido ao envolvimento dos países industrializados nas guerras, contribuíram para que se consolidasse a política das substituições das importações. Dentre as realizações que marcaram o último governo de Getúlio Vargas (1951-1954), e que se tornaram importantes para o desenvolvimento econômico do país, podemos citar:
a) a transferência da capital federal para Brasília.
b) o programa de integração econômica da Amazônia, com a instalação do porto livre de Manaus.
c) o estabelecimento do monopólio da extração e da refinação do petróleo.
d) a instalação da indústria automobilística no país.
e) a criação do Banco Nacional de Habitação.

05. Leia o texto abaixo. (
“Os Estado Novo recolheu os triunfos da década de 30, ao expor com todo o esplendor esta extraordinária transformação do direito de organização e ação coletivos em meio de identidade entre poder, lei e sociedade, de modo que a força prometida por uma sociedade crescentemente mobilizada em seu desejo de mudança foi substituída pela onipotência e eficácia das instituições governamentais e da repressão, ambas sustentadas pela mais brilhante invenção do período: o espetáculo da identidade entre Estado e povo, entre o Chefe do Estado e `seu' povo.” (PAOLI, M. C. A Era do Estado. Folha de São Paulo. 31 dez. 1988. Folhetim. p. G-6).
Todas as alternativas abaixo apresentam estratégias adotadas no Estado Novo que confirmam as ideias contidas nesse texto, EXCETO
a) A difusão da imagem de Getúlio Vargas como “Pai dos Pobres” e “Protetor dos Trabalhadores”.
b) A garantia de associação profissional e sindical condicionada ao seu reconhecimento pelo governo.
c) A proliferação de partidos empenhados na construção de uma nova ordem política na sociedade brasileira.
d) O controle e a censura dos meios de comunicação pelo Departamento de Imprensa e Propaganda.

06. Durante a década de trinta do presente século, novas correntes ideológicas se definiram, manifestando-se no plano político através da formação da Ação Integralista Brasileira (AIB) e da Aliança Nacional Libertadora (ANL). Essas duas formações partidárias possuem em comum:
a) a proposta de supressão do capitalismo, por meio da tomada do poder pela classe operária, transformando radicalmente o perfil da sociedade.
b) a adoção de programas políticos bem delineados e a superação dos antagonismos de caráter regional predominantes no cenário político até aquele momento.
c) a busca, através de um regime ultranacionalista e autoritário, de uma saída para a crise econômica e institucional vivida então em todo o país.
d) o princípio básico da democracia e da tolerância política, como meio de se obter um amadurecimento mais efetivo da sociedade civil brasileira.
e) o objetivo precípuo da valorização do cidadão, assegurando a todas as condições mínimas de vida, a partir de uma distribuição mais justa da riqueza.

07. “Atendendo chamado de Plínio Salgado, chego à capital paulista em fins de dezembro daquele ano. Já havia uma sede instalada à Av. Brigadeiro Luís Antônio, no 12. Elaborou-se o estatuto da sociedade civil e depois foi efetuado seu registro como partido político. Adotou-se o uniforme da milícia: camisa verde, calças brancas ou pretas. Estabeleceu-se o juramento para a inscrição no movimento sob o signo: “Deus, Pátria e Família” e o sigma, do alfabeto grego como distintivo”.
Surgia assim:
a) a Guarda Nacional, durante o período regencial
b) o Partido Comunista, em 1922
c) o movimento anarquista, no meio operário
d) a A.N.L., com propostas anti-fascistas
e) o Integralismo, durante o governo Vargas

08. “No capítulo das indústrias de base, a obra marcante é a Companhia Siderúrgica Nacional. Outros empreendimentos são a Fábrica Nacional de Motores, a Companhia Nacional de Álcalis, a Companhia Vale do Rio Doce. Verifica-se enorme incentivo à produção de cimento. O Estado se impõe como grande empresário, com repartições especializadas, quadros técnicos e política de planos. O governo, com suas iniciativas, cria condições para as empresas privadas”.
O texto acima diz respeito:
a) ao período da República Velha
b) ao Estado Novo
c) à ditadura militar
d) ao Segundo Reinado
e) ao governo de J.K.

09. Leia os versos abaixo, retirados do trabalho de Orígenes Lessa, “Getúlio Vargas na literatura de cordel”.
(...) Entoa um grito de dor
Te lembra operariado
Foi ele o teu protetor
O homem que nesse mundo
Trabalhou em teu favor.
Te lembra quem era tu
Naquele tempo de outrora
Trabalhava escravizado :
Sem ter descanso uma hora
Teu patrão por qualquer coisa
Te expulsava para fora (...)
(Poeta Fogo, A morte do presidente Getúlio Vargas )
(...) Hoje o homem que trabalha para servir seu patrão,
sabe que tem suas férias boa remuneração.
e chega a invalidez recebe sua pensão. Mas antes de vir Getúlio (...)
recebia como férias pontapés e bofetão (...)
(Delame, A candidatura de Vargas)
Os versos transcritos permitem afirmar, EXCETO:
a) O poder carismático de Vargas era ampliado por meio da veiculação de uma imagem que o identificava com os interesses do proletariado.
b) De uma forma paternalista, Getúlio era tratado como o “pai dos pobres”, aquele que estaria defendendo os interesses dos menos favorecidos.
c) Através da utilização de manifestações da cultura popular, o governo reforçava a exaltação à figura política e humana do presidente Vargas.
d) A classe dominante e o empresariado eram apresentados de forma idealizada, sendo as questões sociais o principal eixo de suas preocupações.
e) procurava-se enaltecer a personalidade de Getúlio através de sua associação à legislação trabalhista e às reformas sociais realizadas.

10.
O Estado Novo (1937-1945) procurou valorizar o tema trabalho. Vargas, em um discurso realizado no dia 1° de maio de 1938 assim se manifestou em relação ao tema: "O trabalho é o maior fator de elevação da dignidade humana”.
Essa valorização do tema trabalho, nesse contexto histórico, deveu-se:
a) à política trabalhista estado-novista que beneficiou operários e camponeses
b) à política econômica getulista, que, ao promover o desenvolvimento do Brasil, possibilitou o trabalho digno a todos os brasileiros.
c) à característica do Estado populista que, para promover o desenvolvimento das indústrias de bens de consumo duráveis, buscou uma aliança com a classe operária e com as empresas supranacionais.
d) à ideologia estado-novista, pautada na defesa do desenvolvimento, o que é compatível com a ideia de trabalho.

11.
"Restauremos a nação na sua liberdade de ação: na sua autoridade, dando-lhe os instrumentos de poder real e efetivo com que possa sobrepor-se às influências desagregadoras internas e externas; na sua liberdade, abrindo o plenário do julgamento nacional sobre os meios e os fins do governo e deixando-a construir livremente a sua história e o seu destino." Getúlio Vargas, 10 de novembro de 1937
De acordo com o texto e com seus conhecimentos históricos, pode-se concluir acerca do discurso de Vargas:
A) Ao se referir às influências desagregadoras externas, o presidente faz referência à ideologia socialista de caráter reformista.
B) O governo apresenta um discurso de caráter populista, visto que estabelece uma identidade entre ele e a nação.
C) O governo apresenta, através do discurso, sua convicção democrática ao colocar a nação como o "personagem" mais importante na construção da história.
D) O presidente apresenta uma convicção pessoal, acima de quaisquer influências externas, visto que as vê prejudiciais à nação.

12.
"Como eu vi a Itália, o que estamos presenciando hoje é o espírito de Roma se levantando, com o seu eterno senso de equilíbrio e de simetria, a sua capacidade de totalização dos elementos individuais e sociais, de concepção do mundo sob um critério integral, onde não há atrofias nem amputações, onde não há choques nem tendências dissociativas. Roma, tão caluniada pelos demagogos ébrios de cocaína libertária, constitui atualmente a suprema garantia da liberdade". (Plínio Salgado)
Todas as afirmativas descrevem a ideologia Integralista no Brasil, EXCETO:
A) Os problemas do país têm que ser resolvidos em conjunto, subordinados a uma única orientação geral e supervisora.
B) A luta de classe deve ser banida da sociedade, pois esta é vista como um todo homogêneo.
C) O Estado é um todo-poderoso completamente dissociado da massa que não tem representatividade política.
D) O cosmopolismo, isto é, a influência estrangeira, é um mal de morte para o nosso Nacionalismo.

13 Sobre a Era Vargas (1930-1945), é CORRETO afirmar:
A) O período caracterizou-se, até o início da década de 40, pela tranquilidade política, visto que o populista Getúlio Vargas estabeleceu uma relação de compromisso com todas as classes sociais.
B) O governo constitucional caracterizou-se pelo acirramento de disputas ideológicas, a exemplo da situação europeia na década de 30.
C) A situação operária e camponesa melhorou, consideravelmente, em função das leis trabalhistas e da criação do salário mínimo.
D) O desenvolvimento industrial levado a cabo pelo próprio Estado foi autônomo no que diz respeito ao capital externo, em consequência do nacionalismo do presidente.

14. O Golpe de 1937 instituiu no Brasil o Estado Novo que se caracterizou, no aspecto econômico, pelo(a):
A) prosseguimento de uma política nacionalista, estatizante e industrializante.
B) reforço do setor agroexportador, em consequência da demanda externa.
C) eliminação da política protecionista, o que resultou no aumento das importações de industrializados.
D) incentivo à industrialização de bens de consumo duráveis em parceria com o capital estrangeiro.

15
"O rádio chegou de fato ao Brasil no dia 1 de setembro de 1922. (...) Mas a primeira emissora de rádio brasileira somente seria instalada no dia 20 de abril de 1923, no Rio de Janeiro. Era a Rádio Nacional, de propriedade do escritor e antropólogo Edgar Roquette Pinto e do cientista Henrique Morize". Na década de 30, e cultura do rádio foi disseminada permitindo uma encenação de caráter simbólico e envolvente".
No contexto da década de 30, o rádio veiculava:
A) um discurso que promovia a luta de classes, ao retratar a realidade do operariado brasileiro.
B) um discurso associado à política, visando à criação de um imaginário homogêneo de comunidade nacional.
C) um discurso que via a política de maneira crítica, denunciando as distorções do governo.
D) um discurso que via o Estado como um aparelho que paira sobre a sociedade e, portanto, dissociado dela.
Paulinho
CONTATO
Colégio Sant'Ana
Escola Estadual Dr José Gonçalves

Criado na Primavera de 2024
WebSite X5
Voltar para o conteúdo