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5 - Paulinho

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5 - A REFORMA RELIGIOSA
01 . (FAFI-BH) “A Reforma foi uma reposta religiosa à grande angústia dos fins da Idade Média, quando toda uma série de catastróficos acontecimentos sacudiram e desorientaram as almas.” (DELUMEAU Jean. La Reforma. Barcelona, Labor, 1967. p.6)  O movimento reformista do século XVI, iniciado por Martinho Lutero, na Alemanha, pode ser considerado resultante de vários fatores religiosos. econômicos, políticos e sociais. Todas as opções abaixo podem ser consideradas razões do movimento reformista, EXCETO:
a) Os governantes europeus eram contrários à evasão de riquezas representadas pelos dízimos e taxas que eram enviados à Roma.
b) A criação dos Seminários e do Índice dos Livros Proibidos permitiu à Igreja Católica revitalizar-se, contribuindo para a sua sobrevivência.
c) Havia abusos da igreja, notadamente a venda de indulgências e a falta de disciplina dos membros do clero.
d) A intensa religiosidade da época exigia uma purificação dentro da Igreja, bem como uma participação mais direta dos fiéis no culto.
e) Os nobres e reis ambicionavam as terras da Igreja, muito extensas nos vários países.

02. Renascimento e Reforma foram movimentos que se inteiraram no século XVI, porque:
a) Tanto o movimento reformista quanto o renascentista provocaram conturbações sérias na ordem social e econômica da época.
b) A Reforma religiosa do século XVI rompe com os princípios renascentistas, visto que seus ideais (da Reforma) não eram aceitos por eles.
c) O Renascimento teve origem na Itália, berço também das ideias religiosas e sede do papado.
d) Os luteranos da Saxônia, primeiros a romperem com a Igreja Católica, já não prestavam obediência ao Vaticano.
e) O movimento renascentista, provocando um revisionamento dos valores, possibilita ambiente para revisão dos ideais religiosos.

03. Sobre a expansão do movimento reformista na Europa, NÃO podemos afirmar que:
a) O luteranismo, base de todas as outras seitas, consolidou-se principalmente no norte da Alemanha e na Escandinávia.
b) A religião católica manteve sua hegemonia na Europa Meridional.
c) Na Inglaterra, o anglicanismo foi reforçado pelos anseios de uma “religião nacional”.
d) O calvinismo, tendo como base a Suíça, expandiu-se naquelas regiões onde o sistema capitalista não se firmara.
e) Na Rússia, desde a Alta Idade Média, predominava a religião Ortodoxa.

04. O movimento pregado por Lutero atende aos interesses do Estado Nacional, na medida em que o soberano quer controlar, também, a hierarquia eclesiástica. Da pregação do líder religioso citado, exclui-se:
a) Livre interpretação da Bíblia.
b) Abolição do celibato clerical.
c) Justificação da salvação pela fé.
d) Submissão dos cristãos à autoridade do Papa.
e) Doutrina da consubstanciação.

05. “Lutero chegou à opinião de que o homem, decaído em razão do pecado original, só poderia ser salvo pelos méritos únicos de Jesus Cristo. Deus concede a salvação por graça àquele que acredita na promessa de graça feita pelo Cristo;” (CORVISIER, André. História Moderna. São Paulo, Difel, 1980, p. 69)
De acordo com o texto acima, podemos afirmar, EXCETO:
a) A Reforma, tanto a protestante quanto a católica, pode ser considerada como o clímax das inquietações religiosas no final da Idade Média.
b) A aceitação das ideias luteranas na Alemanha foi ampla, sem maiores dificuldades, visto que os camponeses, nobres e burgueses deixaram de lado suas divergências pessoais, em torno da ideia de unidade da Alemanha.
c) Segundo Calvino, Deus, por antecipação, destina alguns à salvação e outros à maldição. É a teoria da predestinação.
d) A Reforma, na Inglaterra, revestiu-se de um caráter original, podendo afirmar que o rompimento de Henrique VIII com o Papa apresentou motivos essencialmente políticos e econômicos.
e) A obra doutrinária do Concílio de Trento consistiu em reafirmar os dogmas, condenando formalmente os reformadores.

06. “Foi Deus criou os homens todos em condições semelhantes, mas ordena uns a vida eterna e outros à eterna danação...” A frase acima faz parte do livro “Instituições da Religião Cristã”, escrito por um dos reformadores do século XVI. Ela traduz uma das muitas visões da questão da salvação então formuladas.
Identifique nos itens abaixo essa ideia e seu autor.
a) A doutrina da justificação pela fé, de Lutero.
b) A doutrina da predestinação, de Calvino.
c) A doutrina da salvação pela fé e pelas boas obras, reafirmada pelo Concílio de Trento..
d) A doutrina do livre arbítrio, expressa por S. Tomás de Aquino.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

07. Nos objetivos da Contrarreforma estava a sua reformulação interna, visando a consolidação nas áreas não atingidas pelo protestantismo (Espanha, Itália, Sul da Europa) e a ofensiva contra a religião protestante nas áreas que esta havia conquistado. Nesse último sentido, os instrumentos da Contrarreforma foram:
a) O Index e a Vulgata
b) O Concílio de Trento e a Ordem Dominicana
c) O celibato clerical e o culto aos Santos e da Virgem
d) A Inquisição e a Cia. de Jesus.
e) O Concílio de Trento e a Cia. de Jesus.

08. O Concílio de Trento, convocado para estreitar a união da Igreja Católica, adota todas as decisões abaixo, EXCETO:
a) Manutenção do celibato clerical.
b) Reafirmação da indissolubilidade do matrimônio.
c) Criação dos seminários para a formação do clero.
d) Proibição da venda de indulgências e relíquias.
e) Aceitação da doutrina da justificação pela fé.

09. A Reforma Religiosa do século XVI teve como desdobramento:
a) A consolidação do poder dos príncipes do Império Germânico.
b) A constituição de mais de uma Igreja cristã no ocidente.
c) A divisão da Igreja em ramos: Ortodoxo e Romano.
d) A subordinação da Igreja Católica ao Estado.

10. O Anglicanismo, estabelecido durante a Reforma Protestante do século XVI, resultou de uma longa tradição de choques entre a Coroa Britânica e o Papado. Apesar de ter sido Henrique VIII o responsável pela ruptura com a Igreja Católica Romana, somente no reinado de Elizabeth I foram formulados os princípios anglicanos. São características da Igreja Anglicana, EXCETO:
a) Substituição do latim pelo inglês.
b) Manutenção dos sacramentos do batismo e comunhão.
c) Conservação da liturgia.
d) Supressão da hierarquia eclesiástica.
e) Preservação da Sagrada Escritura como fonte da fé.

11. Todas as opções contém objetivos da política da Igreja Católica, esboçada durante o Concílio de Trento, EXCETO:
a) A expansão da fé cristã.
b) A moralização do clero.
c) A reafirmação dos dogmas.
d) A perseguição às heresias.
e) O relaxamento do celibato.
Paulinho
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