
3º Ano
Gabaritos
QUESTÃO 13.
Texto I
Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo
rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade
e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne. HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a
natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado).
Texto II
Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é
ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem
será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é
perecer? Como poderia gerar-se? PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola,
2002 (adaptado).
Os fragmentos do pensamento
pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das
a)
investigações do pensamento sistemático.
b)
preocupações do período mitológico.
c)
discussões de base ontológica.
d)
habilidades da retórica sofística.
e)
verdades do mundo sensível.
QUESTÃO 13.
Não tinha outra filosofia. Nem eu. Não digo que a
Universidade me não tivesse ensinado alguma; mas eu decorei-lhe só as fórmulas,
o vocabulário, o esqueleto. Tratei-a como tratei o latim; embolsei três versos
de Virgílio, dois de Horácio, uma dúzia de locuções morais e políticas, para as
despesas da conversação. Tratei-os como tratei a história e a jurisprudência.
Colhi de todas as cousas a fraseologia, a casca, a ornamentação. ASSIS, M.
Memórias póstumas de Brás Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 1995
A descrição crítica do
personagem de Machado de Assis assemelha-se às características dos sofistas,
contestados pelos filósofos gregos da Antiguidade, porque se mostra alinhada à
a)
laboração conceitual de entendimentos.
b)
utilização persuasiva do discurso.
c)
narração alegórica dos rapsodos.
d)
investigação empírica da physis.
e)
expressão pictográfica da pólis.
QUESTÃO 13.
Alguns pensam que Protágoras de Abdera pertence também
ao grupo daqueles que aboliram o critério, uma vez que ele afirma que todas as
impressões dos sentidos e todas as opiniões são verdadeiras, e que a verdade é
uma coisa relativa, uma vez que tudo o que aparece a alguém ou é opinado por
alguém é imediatamente real para essa pessoa. KERFERD, G. B. O movimento
sofista. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).
O grupo ao qual se associa o
pensador mencionado no texto se caracteriza pelo objetivo de
a)
alcançar o conhecimento da natureza por
meio da experiência.
b)
justificar a veracidade das afirmações
com fundamentos universais.
c)
priorizar a diversidade de entendimentos
acerca das coisas.
d)
preservar as regras de convivência entre
os cidadãos.
e)
analisar o princípio do mundo conforme a
teogonia.
QUESTÃO 13.
TEXTO I
Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento
originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm
de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que
os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem
e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais
condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível,
transforma-se em pedras. BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro:
PUC-Rio, 2006 (adaptado).
TEXTO II
Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus,
como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão
parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações
contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos
quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito.
Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de
aranha”.GILSON, E.; BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes,
1991 (adaptado).
Filósofos dos diversos tempos
históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de
uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de
Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que
a)
eram baseadas nas ciências da natureza.
b)
refutavam as teorias de filósofos da
religião.
c)
tinham origem nos mitos das civilizações
antigas.
d)
postulavam um princípio originário para o
mundo.
e)
defendiam que Deus é o princípio de todas
as coisas.